Benefícios do Limão: para saúde e limpeza da casa – Receitas



Conheça quais são os mitos e verdades sobre os benefícios do limão

O limão é um fruto rico em nutrientes e vitaminas, essenciais para a saúde. Temperar saladas, tomar como suco e até mesmo congelar para temperar a comida são os usos mais comuns na alimentação. Na limpeza, principalmente para desengordurar e tirar cheiro.

Mas você sabe qual é a maneira correta de utilizar o limão?
Antes de responder a esta pergunta é preciso ressaltar que pessoas com sensibilidade ao ácido cítrico – ingestão ou contato – devem tomar cuidado. Caso contrário, reações indesejadas como dor de cabeça, irritação na pele e dores gástricas podem acontecer. Consulte sempre o seu médico!
Propriedades e benefícios do limão



Tanto a casca, quanto a polpa desse fruto podem ser utilizadas para diversas finalidades. Dê preferência aos de origem orgânica, devido aos agrotóxicos. Se não for o caso, lembre-se de lavar bem antes de consumir.

Benefícios do fruto
Rico em Fitonutrientes;
Propriedades Antibióticas e Anti-inflamatórias – alivia dores do reumatismo;
Rico em Vitamina C – acelera processo de cicatrização;
Combate os radicais livres – em excesso são prejudiciais;
Benéfico no controle do colesteral LDL;
Melhora o sistema imunológico;
Rico em potássio – benéfico para problemas cardíacos, hipertensão e inchaço;
Ajuda a desintoxicar o organismo.

Benefícios da casca
Contém de 5 a 10 vezes mais vitaminas que o próprio suco;
Vitaminas presentes: C, A, Beta Caroteno, Folato, Cálcio, Magnésio e Potássio;
Cálcio – ajuda a prevenir doenças como osteoporose e artrite;
Além dos benefícios do próprio fruto.
Dicas para utilizar o limão na culinária

As dicas e receitas abaixo vão muito além do que sobremesas com o limão ou então simplesmente espreme-lo para temperar salada, tirar cheiro do frango – cru – temperar e amaciar a carne. Quer apostar?

Sal de Limão



Com todos os benefícios que o limão pode proporcionar a sua saúde, por que não reduzir o sal da sua alimentação e acrescentar sabor e aroma?

Ingredientes
Casca de Limãos: 5-7 unidades (amarelo ou verde);
Sal Grosso: ⅓ da quantidade de casca de limão;
Pimenta: ⅓ da quantidade de casca de limão.

Você pode substituir a pimenta por uma mistura de ervas aromáticas: orégano, alecrim, salsa, cebolinho e manjericão. Neste caso use ⅓ da quantidade de casca de limão.

Modo de Preparo (com pimenta)

1. Rale a casca do limão (sem utilizar a parte branca) e separe;

2. Na mesma quantidade, acrescente o preparado de pimenta;

3. Em um tabuleiro de alumínio, coloque uma folha de papel manteiga no fundo;

4. Espalhe a mistura (de forma homogênea) e coloque para secar no forno;

Misture o preparado de limão e pimenta (seco) em um triturador com o sal e misture tudo.

Modo de Preparo (com ervas)

1. Rale a casca do limão (sem utilizar a parte branca) e separe;

2. Na mesma quantidade, acrescente o preparado das ervas secas;

3. Em um tabuleiro de alumínio, coloque uma folha de papel manteiga no fundo;

4. Espalhe a mistura (de forma homogênea) e coloque para secar no forno;

5. Misture o preparado de limão e ervas (seca) em um triturador com o sal e misture tudo.

Em ambos, recomenda-se que a temperatura do forno esteja baixa (máx. 180º) e que você acompanhe para não deixar secar.

Na mesma lógica e proporção da receita do sal para temperar, você pode fazer o adoçante de limão. Basta secar as rapas no forno, misturar com ⅓ de açucar – de preferência ao mascavo -, triture e está pronto para utilizar!


Azeite Aromatizado




Você pode usar essa infusão para temperar saladas e até mesmo para cozinhar alimentos da sua preferência. Fica uma delícia:

Ingredientes
Azeite Extra Virgem: 1 xícara;
Casca de Limão: 2-3 colheres raladas;

Modo de Preparo

1. Em um recipiente de vidro, misture o azeite com as raspas da casca do limão;

2. Deixe atuar por duas semanas em temperatura ambiente;

3. Coe para retirar as raspas e está pronto para utilizar.

Recomenda-se manter na geladeira (porta) e retirar alguns minutos antes de utilizar.

Casca de Limão Cristalizada



Este doce é muito comum em recepção de festas. E fica uma delícia para acompanhar com um chá da tarde ou aquele cafezinho depois do almoço:

Ingredientes
Limão: 2 xícaras de cascas cortadas em tirinhas – sem a parte branca;
Água: 2 xícaras;
Açúcar: 3 xícaras.
Açúcar Refinado: o quanto basta para polvilhar.

Modo de Preparo

1. Em uma panela misture a casca de limão, a água e o açúcar e leve em fogo baixo.

2. Mexa até que vire um caramelo.

3. Escorra o excesso de calda (guarde para utilizar em outra receita), e em cima de um tabuleiro forrado com papel manteiga espalhe as tirinhas com um garfo e deixe esfriar.

4. Polvilhe com açúcar refinado e está pronto.

Observação: para retirar o amargor das cascas. Para isso deixe de molho em água durante 2-3 dias e vá trocando pelo menos 3 vezes no dia. Ou coloque as cascas em água fria numa panela e leve ao fogo até levantar fervura (não deixe ferver). Escorra e repita o processo 3 vezes.
Limão Congelado: como fazer e onde utilizar

Muito se diz dos benefícios do limão congelado para a saúde. A verdade é que esta maneira é mais fácil ralar e utilizar o limão, de forma diferente, em diversos pratos e refeições.

Como preparar

Escolha limões orgânicos ou lave-os e coloque no seu congelador, inteiros e com casca. Uma vez congelado você só precisará ralar em cima de onde preferir. Com o fruto congelado ele dura mais tempo, caso não vá utilizar de uma vez só.

Onde utilizar o limão congelado ralado

Aqui vai algumas dicas para incluir o limão nas suas refeições, de diversas formas:
No iogurte para dar sabor e aroma;
Na salada ou em sopa;
Por cima do peixe cru ou cozido para temperar;
Nas infusões (chás naturais e frescos);
Na salada de fruta para sabor cítrico;
Como cobertura de bolos, doces e bolachas caseiras.

Dicas para utilizar o limão para limpar e purificar a casa



O limão é um excelente ingrediente para limpeza, purificação e aromatização da casa. Além é claro de ser um produto natural. Veja como é possível utilizá-lo para essas finalidades.

1. Vinagre de Limão

Faça este produto em casa e você terá um excelente desinfetante natural e um produto que remove gordura (da cozinha) com facilidade. Para preparar essa mistura, basta comprar 1 litro de vinagre branco e adicionar casca de 6-7 limões dentro do recipiente. Deixe descansar por duas semanas.

Você pode utilizar para deixar utensílios de molho para tirar a gordura, para desinfetar a bancada da cozinha sem utilizar produtos químicos, para tirar cheiros fortes dos armários de alimentos.

2. Espantar formigas, baratas e pulgas

Basta cortar em tirinhas as cascas do limão e espalhar nos cantos de entrada da casa. Inclusive pode colocar no pé de algumas plantinhas para adubar e espantar as pragas. Você também pode esfregar naquele caminho que a formiga faz, para espantá-las.

3. Absorver odores

Assim como o café, o carvão ou o bicarbonato, o limão pode ser utilizado para tirar o odor da geladeira. Basta picá-lo ao meio e deixar por alguns dias na geladeira. Aproveite e, quando for jogá-lo fora, pingue umas gotas na lixeira e deixe o “bagaço” naquela de cima da pia. Assim você deixará a cozinha mais perfumada.

4. Tirar o acúmulo de calcário

Sabe aquela crosta branca que fica acumulada em cafeteiras de ferro (italianas) ou panelas fundidas? É o acúmulo de minerais. Pique fatias finas, coloque no recipiente e deixe ferver. Desligue o forno e mantenha por 1 hora. Depois basta lavar e enxaguar normalmente.

No caso de cafeteiras térmicas, misture as fatias de limão (finas) com gelo e sal e deixe atuar por 2 minutos. Após esse período enxague com bastante água.

5. Limpar tábuas de madeira (carnes)

Com o tempo de uso as tábuas de madeiras podem ficar sujas, gordurosas e com um aspecto estranho. Para evitar esses problemas, pique um limão ao meio e esfregue a polpa. Deixe atuar por 5 minutos e enxague. Caso esteja impregnada, você pode jogar sal (de preferência grosso) para ajudar a esfregar.

6. Tirar gordura do microondas

Em uma vasilha própria (de preferência vidro), coloque água e fatias de limão. Deixe cozinhar em potência alta, por 5 minutos. Garanta que tenha água suficiente e que o utensílio é próprio para aguentar o tempo. Após esse período retire com cuidado o recipiente para não se queimar e pode passar um pano para limpar a gordura. Sairá com facilidade e o aparelho estará com o aroma do limão.

Beber água com limão – verdades e mitos





São muitas as informações que circulam na internet sobre os “poderes milagrosos” da água com limão. Para esclarecer, preparamos uma série de perguntas e respostas:

Beber água morna com limão em jejum é bom?

De acordo com a nutricionista Bianca Innocencio, da clínica Andrea Santa Rosa no Rio de Janeiro*, o “ácido cítrico ajuda a alcalinizar o sangue e o metabolismo, o equilibrando. Quanto mais alcalino está o sangue, melhor, porque a maioria das doenças tem relação com a acidificação sanguínea, que é o oposto”.

Como o limão é rico em vitamina C e um potente antioxidante, combate os radicais livres nas células do corpo. Além disso, essa vitamina, segundo o endocrinologista Pedro Assed, do Rio de Janeiro*, a ação é vista na beleza: “melhora a pele, o cabelo e ajuda a evitar a perda de massa muscular”.

Ambos especialistas não acreditam que a temperatura influencia nos benefícios. Mas concordam que deve ser feito em jejum, pela manhã.

Ainda de acordo com a Nutricionista, o efeito é observado depois de 1-3 meses, ao beber diariamente. ““Eu costumo indicar ¼ do limão espremido com água ou colocar algumas rodelas de limão, esperar um pouquinho e beber”. E sem adoçar!

Água com limão emagrece?

A bebida contribui para esse efeito é preciso estar com o organismo mais alcalino e limpo. Ou seja, com uma alimentação equilibrada e balanceada. De acordo com Bianca, o consumo de “Frutas, verduras e legumes em geral são alguns alimentos que também ajudam a alcalinizar.”

* Em entrevista concedida à Revista MarieClaire.

Limão cura o câncer e substitui a quimioterapia?

Essa é uma pergunta delicada e que deve ser considerado diversos fatores. De acordo com o estudo Anticancer Activities of Citrus Peel Polymethoxyflavones Related to Angiogenesis and Others**, os frutos cítricos proporcionam diversos benefícios para os seres humanos.

Uma das propriedades, os flavanóides, presente em abundância no limão, por exemplo, chegaram a bloquear células cancerígenas e metástases em estudos in vitro e in vivo. Porém, esta teoria ainda está em estudo e desenvolvimento.

Portanto, consulte o seu médico antes de tomar qualquer decisão preciptada. Atualmente, o consumo da fruta no dia a dia não é capaz de curar o câncer ou substituir os efeitos de um tratamento de quimioterapia.

A verdade é que o limão proporciona diversos benefícios e aliado a uma alimentação saudável e controle médico, pode proporcionar mais qualidade de vida e evitar algumas doenças comuns.

** Estudo: publicado em 2014, na NBCI.



Comentários