A personagem da Fernanda Montenegro na novela existe e é uma mulher negra

Mesmo com os pontos em comum, há uma diferença evidente entre a Mercedes da vida real e da ficção. Dona Romana é negra e a atriz Fernanda Montenegro é branca
Romana é uma senhora de 76 anos que vive em Natividade, no interior do Tocantins.


Mercedes, personagem interpretada por Fernanda Montenegro em "O Outro Lado do Paraíso", chamou a atenção assim que apareceu na nova novela da Rede Globo.

No site do Gshow, a personagem é definida como uma mulher mística que cura as pessoas física e espiritualmente.Ela também escuta vozes e transformou a sua casa num grande abrigo para receber pessoas quando o fim do mundo se aproximar.E não para por aí, essa personagem foi inspirada em Dona Romana, figura muito conhecida em Tocantins.

Foi em 1990 que Dona Romana começou a sua missão espiritual. Tal como a personagem de Fernanda Montenegro, ela é uma mulher mística e transformou a sua casa num verdadeiro santuário.


As semelhanças entre Romana e a personagem Mercedes não são coincidência. Enquanto realizava pesquisas para a novela, o autor Walcyr Carrasco visitou Dona Romana para ouvir a sua história.




Algumas pessoas lamentaram a escolha da atriz para a personagem, já que o fato de ser negra interfere diretamente na vivência de uma pessoa no Brasil.

Outro ponto levantado é o da representatividade, já que há poucos personagens negros nas novelas. E ainda escolhem pessoas brancas para interpretar papéis inspirados em negros.

"Recebi com tristeza a noticia que D. Romana está sendo interpretada por uma atriz branca, em que pese seja a maravilhosa Fernanda Montenegro. Mesmo que a novela seja uma ficção, D. Romana é uma personagem real, sua identidade negra é parte significativa de sua essência, tirar essa característica em sua representação teledramática é matar parte de suas histórias e vivencias. Sem contar que já vivemos em um pais em que quase não se escrevem historias sobre mulheres negras, papeis com profundidade de narrativas, sobretudo idosas.

Quantas atrizes não poderiam interpretar com maestria esse papel: Lea Garcia, Zezé Mota, Elisa Lucinda, Ruth de Souza..etc...etc.

Representatividade é importante, é político.

Com o embranquecimento de D. Romana, perdemos todas. O contrário, dar um papel de uma personalidade branca para uma atriz negra, jamais seria admitido. Isso é doloroso."

Comentário de Denise Souza Leite (Facebook)

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, Dona Romana contou que não tem televisão e não pretende sair de casa para assistir à novela. Por isso, ela não possui uma posição definida sobre o assunto.



"Isso não influi em nada para mim. Minha preocupação está em cumprir a minha missão. Tudo o que construí não foi feito para mim, mas para o mundo", esclarece.

Dona Romana não gosta muito de falar ao telefone e de dar entrevistas. Helen Lopes registrou a trajetória e o que ela pensa num documentário. Se você ficou curioso, pode assistir o filme e conhecer um pouco mais da Mercedes da vida real.

 Teaser - Documentário Dona Romana



UPDATE
27 de Outubro de 2017, 8:13 p.m.

Veja o posicionamento enviado pela assessoria da Rede Globo ao BuzzFeed Brasil:

"Sobre a Mercedes (interpretada pela Fernanda Montenegro), a personagem não é baseada na vida da Dona Romana. Ela é uma inspiração, mas não é a única. Em “O Outro Lado do Paraíso” não estamos retratando a história da D. Romana."
Fonte : BuzzFeed por Aline Ramos

Opinião da Preta : Representatividade Importa !
Comente, dê sua opinião.

Comentários

  1. Dona Romana não perde absolutamente nada não assistindo TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ultimamente a tv ,não tem acrescentado muita coisa positiva em nossas vidas .Bj da Preta

      Excluir

Postar um comentário

Comente , dê sua opinião!
Beijo das Pretas