CAROLINA MARIA DE JESUS, DIÁRIO DE BITITA "O ESPETÁCULO "


 CAROLINA MARIA DE JESUS, DIÁRIO DE BITITA
A peça é uma adaptação das obras “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita” da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. A encenação segue o fluxo de memória de Carolina, refazendo sua trajetória da infância miserável em Sacramento no interior de Minas, quando a chamavam de Bitita, até o lançamento do seu primeiro livro - com enorme sucesso. Uma história surpreendente e inspiradora: A menina que estudou apenas dois anos do primário virou uma grande escritora. Em cena, Carolina cata papel nas ruas de São Paulo para sustentar a família. As coisas encontradas lembram os acontecimentos marcantes de sua vida. Ela vai “bititando”, desenhando o espaço, dando alma. Tudo ganha corpo, presença: a alfabetização, o primeiro contato com os livros, os sonhos da meninice, as festas populares, a enfermidade que a obrigou a mendigar, a prisão injusta, a religiosidade, o trabalho na roça, os laços afetivos, a mãe lavadeira, o pai ausente, o avô descendente de escravos, as madrinhas, os meninos que zombavam dela... Personagens de uma história fantástica de superação, inesperada e comovente.




SOBRE CAROLINA MARIA DE JESUS

Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 1914. Teve uma infância miserável. Foi doméstica e lavradora, sempre explorada. Adoentada, virou andarilha e foi obrigada a mendigar. Estudou apenas dois anos do primário, nesse tempo aprendeu a ler e se apaixonou pelos livros. Foi presa e espancada porque lia um dicionário, pensaram que era livro de bruxa. Adulta foi morar no Canindé, uma das primeiras favelas de São Paulo, onde construiu seu próprio barraco. Muitas vezes teve que comer lixo para enfrentar a fome. Nunca se casou e sustentou os três filhos sozinha catando papel nas ruas. Nos anos 50 começou a escrever em cadernos que encontrava no lixo e conseguiu o improvável: se tornar uma grande escritora reconhecida mundialmente. O jornalista Audálio Dantas foi fazer uma matéria na favela e descobriu Carolina. Seu primeiro livro “Quarto de Despejo” foi editado em 1960 com enorme sucesso. A primeira edição bateu recorde de vendas no Brasil, foi traduzida em várias línguas em mais de 40 países. Com a linguagem dos despossuídos, ela fez de sua obra um meio de denúncia sociopolítica, trazendo o testemunho de sua vida e fazendo deste um libelo contra a opressão, um manifesto contra a intolerância e qualquer forma de discriminação e preconceito de raça e gênero. Mas o interesse por aquela figura exótica – a negra favelada semianalfabeta que escrevia livros – durou pouco. O mercado editorial queria rotular Carolina e publicar apenas diários da favela, mas ela recusou esse papel, queria escrever outras coisas e publicou poesia e romance, às vezes com recursos próprios, que pouca gente leu. Também gravou um disco cantando músicas de sua autoria. Carolina faleceu em 1977. Na época ela morava numa casa de alvenaria fora do Canindé. Antes de morrer Carolina entregou o manuscrito de Diário de Bitita para jornalistas franceses. O livro foi publicado na França depois de sua morte e muito tempo depois no Brasil. Hoje sua obra é estudada e referenciada mundo afora e deu origem a centenas de teses acadêmicas, sites, documentários, especiais de TV, HQ, exposições, blocos de carnaval e peças teatrais. Carolina virou nome de rua, assim como creches, escolas e museus em todo país.
Ela foi incluída na Antologia de Escritoras Negras de Nova York e no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis de Lisboa.

FICHA TÉCNICA:
Incentivo: Janela Eventos Realização: Casa Forte Produções Culturais e Esportivas e Rotunda e Bambolina Produções Artísticas Produção: Andréia Ribeiro, Gabriela Buono Calainho e Ramon Botelho Adaptação do texto, direção artística e cenário: Ramon Botelho Interpretação: Andréia Ribeiro Assistente de Direção e contribuição textual: Gabriela Buono Calainho Administração de produção: Diego Sanzana e Iara Marques Iluminação: Paulo Cesar Medeiros Trilha Original: Marco Lyrio Figurinos: Wagner Louza Programação visual: Rafael Paschoal Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany Suporte de produção: Mario Cezar Ribeiro Soares Suporte técnico: Toty Colonna Engenheiro de áudio: Thiago Frazão Costureira: Railda Lima Adereços: Sinhá Recicla (ONG Uberlândia/ MG) Visagismo: Sidnei Oliveira Fotografia: Dalton Valério Foto de Andréia com D. Ruth Souza: Katia Ribeiro Cenotécnico: Rostand Albuquerque (Galpão 6centos) Operador de luz: Fábio Schuenck Nogueira Operador de som: Beta Schneider Contrarregra: Thiago Gouveia 

SERVIÇO:
LOCAL: Teatro Dulcina ENDEREÇO: Rua Alcindo Guanabara, nº 17, Centro, Rio de Janeiro. TELEFONE: (21) 2240 4879 INGRESSOS NA BILHETERIA: de quarta a domingo a partir das 14 h. PELA INTERNET: www.sympla.com.br/diariodebitita DATA: De 02 de setembro a 01 de outubro, de quarta a domingo. HORÁRIO: 19:30 h INGRESSOS: 30,00 (inteira) / 15,00 Reais (meia-entrada) FAIXA ETÁRIA: 14 anos GÊNERO: Drama DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 1 hora 

Opinião da Preta : Super recomendo , vamos ao teatro !

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