Como aliviar estresse: automassagem

Estresse é uma reação que leva ao mau-humor, nervosismo e falta de equilíbrio emocional. 




Se ocorrer com frequência também acarreta em sintomas físicos, como dores e alergias, além de aumentar o risco de desenvolver doenças do corpo e da mente.

Não é preciso interromper as atividades diárias para controlar a sensação, visto que pequenos gestos podem fazer a diferença e aliviar a irritabilidade. Veja como controlar estresse a seguir:

O que é estresse?

É um estímulo que surge diante de situações ameaçadoras como forma de deixar o corpo alerta e preparado para lutar ou fugir. Para que essa resposta ocorra, acontecem várias reações bioquímicas no organismo, como a produção e liberação do neurotransmissor noradrenalina e dos hormônios adrenalina e cortisol. Eles são essenciais para o organismo, mas em excesso podem desencadear sintomas de estresse, como dermatites, palpitação e doenças como transtorno do pânico e diabetes.

"O cortisol, por exemplo, aumenta a glicemia e estimula a queima de gordura armazenada e sua transformação em energia disponível. Com isso, o indivíduo chega à Fase de Exaustão ou Esgotamento, em que há insuficiência da glândula suprarrenal e carência de reservas de energia", ressalta a psiquiatra e psicoterapeuta Elizabeth Zamerul Ally, especialista em Dependência Química e Codependência e profissional da Doctoralia.

Como combater o estresse:

Uma pesquisa da Universidade Carnegie-Mellon, publicada na revista Psychological Science, comprovou que o abraço tem poder curativo, já que alivia o estresse e aumenta a resistência a infecções. Portanto, aposte em estar perto das pessoas que gosta e aproveite para manter contato físico.



Aprenda a resolver seus problemas

A psiquiatra e psicoterapeuta Elizabeth Zamerul Allye, especialista em Dependência Química e Codependência, afirma que "empurrar" os problemas, sem resolvê-los, leva ao estresse e esgotamento. Uma dica para aliviar estresse é deixar de procrastinar e traçar metas de ações e colocá-las em prática.

Cuidado com a ansiedade

A preocupação com o futuro é normal, mas em excesso causa angústia, deixa a motivação e autoconfiança de lado e passa a assumir visão negativa. Para lidar melhor com a expectativa de novos acontecimentos, aposte em dicas para controlar ansiedade, como não se cobrar demais e realizar atividades prazerosas.

Descanse
Uma boa noite de sono revigora as energias, relaxa e prepara o corpo e a mente para viver o dia seguinte. Negligenciar essa ação acarreta em malefícios que se prolongarão durante todo o período acordado.

Para dormir bem, opte por um ambiente aconchegante, com temperatura e luz adequadas. Evite o uso de eletrônicos após se deitar, porque as luzes podem estimular o cérebro e mantê-lo acordado.

Também evite comer até 1h30 antes de deitar para evitar azia durante a noite.

Caso as preocupações não o deixem dormir, levante, tome uma xícara de chá ou leite morno e faça alguma atividade que o relaxe, como ler um livro. Volte para cama apenas quando o sono surgir.


Seja generoso consigo mesmo
O estresse vem em grande parte da pressão que colocamos sobre nós mesmos. Cumprir metas e compromissos, cuidar da aparência e saúde, passar um tempo com a família e ainda agradar todos em volta são tarefas fixadas como prioridade por muitas pessoas, mas que na maioria das vezes fazem com que o indivíduo esqueça de si mesmo.

Para amenizar tal pressão, a psicóloga Marilene Kehdi indica monitorar se cada decisão será realizada por desejo próprio ou como forma de atender às expectativas exteriores. Além disso, aceitar suas limitações e valorizar as qualidades também pode mudar o jeito pelo qual você encara as situações.Faça psicoterapia

Caso você sinta dificuldades em aliviar estresse sozinho, busque ajuda. Sessões de psicoterapia podem ajudá-lo a desenvolver inteligência emocional para não alimentar preocupações, lidar com as frustrações e perdas de maneira mais amena. "Buscar psicoterapia é importante antes que o nervosismo cause problemas mais graves", alerta a psiquiatra Elizabeth Zamerul Allye.

Automassagem
Ideal para quem não tem tempo ou condições financeiras para recorrer a um massagista, o alongamento e automassagem para aliviar estresse são simples e podem ser feitos em quaisquer lugares.

Sentado, inicie o exercício com movimentos circulares com o pescoço para o sentido horário e anti-horário. Em seguida, encoste a orelha direita no ombro do mesmo lado e apoie a mão direita na orelha esquerda, alongando toda a lateral do pescoço. Mantenha a pose por alguns minutos e repita do outro lado.

Depois, pressione uma bolinha de tênis com suas costas contra a parede e movimente-se em variadas posições para que o objeto massageie todo o seu tronco. Faça o mesmo com os pés e a bolinha apoiada no chão.

Opinião da Preta: Muita vida , para se vivida, vamos diminuir o stresse



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