Cuidados com o corpo que precisamos ter para um envelhecimento saudável





Envelhecer de forma ativa e saudável é o que todos buscam. Cuidar do corpo e da mente desde jovem é a melhor maneira de alcançar este objetivo. Atividades físicas, alimentação balanceada e outros cuidados com o corpo são hábitos fundamentais para qualquer um que deseja um envelhecimento saudável.

Listamos três cuidados com o corpo que devem ser adotados o quanto antes para garantir o envelhecimento saudável do corpo e da mente.
3 cuidados com o corpo para um envelhecimento saudável
1. Cuidados com a pele

Os cuidados com a pele são fundamentais para envelhecer bem e prevenir doenças de pele. É interessante fazer uma rotina de beleza diariamente, sempre adaptada ao tipo e necessidades da sua pele. Estes os principais cuidados:
Limpeza: a limpeza do rosto com sabonete e tônico facial é essencial para tirar todos os resíduos de sujeira, poluição e maquiagem da pele. Isso desobstrui os poros, impedindo o envelhecimento precoce, além do surgimento de manchas e acnes.
Hidratação: o corpo e o rosto devem ser hidratados diariamente com óleos ou cremes adequados para o seu tipo de pele. A hidratação vai manter a pele firme e saudável, retardando os sinais de envelhecimento. Na hora de escolher o produto, prefira aqueles ricos em vitamina C e E, que são antioxidantes que ajudam na produção de colágeno. Existem também cremes adequados para diferentes faixas etárias.
Proteção: a proteção contra os raios solares é necessária em qualquer idade para impedir manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele. Por isso, não deixe de usar protetor solar diariamente, independente de estar sol ou não, e se lembre de repassá-lo ao longo do dia.

2. Atividade física

Praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana é um dos principais cuidados que você pode ter com o seu corpo e mente. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os exercícios ajudam a prevenir doenças comuns na terceira idade, como problemas cardíacos e osteoporose. Além disso, os níveis de serotonina aumentam, ajudando a prevenir a depressão.

Não é preciso fazer uma atividade que você não goste. Escolha algo que movimente o corpo, exercite a mente e te dê prazer. Pode ser jardinagem, caminhada leve ou ioga, por exemplo. O importante é não ficar parado!

3. Alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada é ponto chave para um envelhecimento saudável. Diminua os industrializados e processados, optando sempre por legumes, verduras e frutas da estação. Sempre que possível, prefira cozinhar o próprio alimento. Assim, ao mesmo tempo em que garante uma refeição saudável, exercita a mente.

Com o passar da idade, alguns nutrientes são mais escassos que outros. Por isso, adote na dieta alimentos ricos em vitamina D e cálcio, substâncias que são essenciais para a saúde dos ossos, mas tem níveis baixos em corpos idosos.

A vitamina C também é importante, já que contribui para a formação de colágeno, deixando pele e cartilagem firmes. Além disso, é preciso consumir mais proteína para garantir a manutenção da massa muscular. Ferro, zinco e ômega 3 são essenciais também.

Estas são dicas que funcionam para todos, mas é válido lembrar que os cuidados com o corpo podem variar e devem ser adequados às necessidades de cada pessoa.

Fonte : MULHER


Comentários