Como dormir melhor: 4 dicas eficientes para uma boa noite de sono

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Uma boa noite de sono é fundamental para o bem-estar e o cumprimento das tarefas no dia seguinte. A longo prazo então, nem se fala: estudos já demonstraram que dormir com plenitude é uma das chaves de uma vida mais longeva e com menos riscos de desenvolvimento de depressão.

A questão é que, muitas vezes, o estresse e os problemas do dia a dia afetam a qualidade dessas horas de repouso. Para evitar o problema, confira algumas dicas: 
Como melhorar o sono


Crie um ritual noturno
É importante estabelecer uma rotina relaxante antes da hora de dormir para que seu corpo possa entender que é para descansar. Por isso, inclua elementos sensoriais nesse momento: um banho morno, uma massagem nos pés com um creme hidratante, uma música calma. Com o tempo, o organismo naturalmente já perceberá que se trata do momento de desligar.

Lance mão da aromaterapia

Aromas de capim-limão, verbena e lavanda são muito relaxantes. Vale lançar mão de um difusor ou uma água de lençóis para espalhar o cheirinho pelo quarto à noite. Os óleos essenciais têm ação no sistema nervoso central e auxiliam com suas propriedades terapêuticas.

Evite as telas

A luz branca das telas (televisão, celular, tablet...) inibem a produção de melatonina, o hormônio do sono, que precisa do escuro para ser liberado. Por isso, cerca de duas horas antes de ir dormir, desligue tudo e se prepare, aos poucos, para se deitar.
Cuide da alimentação
Alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas ou cafeína são inimigos de uma noite satisfatória. Após as seis da tarde, evite o cafezinho e prefira chás de flores e frutas. Se possível, opte por refeições mais leve e de fácil digestão, como legumes cozidos ou caldos.

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