7 ideias para um final de semana de autocuidado

negra 400x800 0819


Com a rotina acelerada e checklists enormes para serem cumpridas, tirar um tempo para cuidar apenas de você parece impossível, não é? Por mais difícil que seja no início, reservar um momento da semana para praticar o autocuidado é muito importante para garantir a qualidade de vida.

Autocuidado significa olhar para corpo e mente com atenção e carinho, identificando quais são as suas necessidades físicas e emocionais. É “fazer um agrado” a você mesma. E isso não precisa ser complicado. Na verdade, pequenas atitudes, como desligar o despertador ou fazer uma máscara facial, já contribuem para isso.

Então, por que não reservar um final de semana para cuidar de si mesma? Inspire-se em 7 ideias de como fazer isso:
Praticando o autocuidado
1. Tire um tempo só para você

O primeiro passo para cuidar de você é ter um tempo sozinha para curtir a própria companhia. Muitas vezes, estamos sempre rodeadas de pessoas e esquecemos como pode ser bom ficar algumas horas em silêncio fazendo apenas o que se tem vontade. Reserve a tarde do sábado ou do domingo para isso.
2. Desligue o despertador

Durma até tarde sem culpa! É final de semana, você pode se dar ao luxo de descansar o quanto quiser. Desligue o despertador e durma o quanto quiser. Também vale tentar ficar mais “offline” e desconectar das redes sociais. Isso desacelera e acalma a mente.
3. Faça um dia de spa

Nada melhor do que um dia de spa para cuidar de si mesma. Faça as unhas, hidratação capilar, esfoliação, máscara facial e tudo o que tiver direito! Transforme a rotina de cuidados com o corpo em um ritual. Tocar no próprio corpo com cuidado é relaxante e prazeroso.
4. Pratique meditação

Praticar a meditação é uma forma de acalmar a mente e diminuir a ansiedade. Vá para um local tranquilo, confortável e faça uma meditação guiada.
5. Tenha um “date” com você mesma
Que tal ter um “date” com você? Se arrume e saia de casa para curtir a própria companhia. Vale ir ao cinema, café e até um restaurante. A ideia pode ser estranha se você não tiver esse hábito, mas é interessante para perceber que é possível se divertir sozinha.
6. Assista a sua série ou filme preferido
Não importa se você já viu uma ou duas vezes, é sempre bom espairecer assistindo algo que gostamos. Para deixar o momento ainda mais gostoso, é possível fazer algumas etapas do spa de beleza enquanto isso.
7. Faça trabalhos manuais
Trabalhos manuais são ótimos para diminuir a ansiedade e se conectar com o presente. É uma forma de meditação e autocuidado. Vale cuidar do jardim, bordar, desenhar ou pintar. Não sabe como fazer nada disso? Aproveite para aprender algo novo e prazeroso.

Comentários