Dia do Orgulho Crespo: lei cria data para celebrar a beleza negra em São Paulo




É o poder! Agora temos uma data para celebrar a beleza dos fios crespos!

Pode comemorar! O Dia do Orgulho Crespo de São Paulo foi criado e nós de All Things Hair não estamos sabendo lidar com com essa notícia. Ficamos muito felizes em saber que, a partir de agora, existe uma data para celebrar e exaltar a beleza do cabelo crespo. Muitas mulheres passaram anos tentando esconder ou mudar a textura original dos seus fios, mas agora o cenário é outro. Ainda bem! Saiba mais sobre esse marco na nossa história capilar.

Dia do Orgulho Crespo em SP: uma conquista alcançada!


O projeto de lei 1.207 de 2015, que cria o Dia do Orgulho Crespo, foi sancionado pelo Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nesta semana. Anualmente, o cabelo crespo será celebrado no dia 26 de julho, na cidade paulistana. Esse passo importante é apenas o começo da dívida que a sociedade tem por tentar apagar a identidade negra, negando a beleza do cabelo crespo e impondo a cultura do alisamento artificial.

O projeto foi apresentado pela deputada Leci Brandão (PC do B) após conhecer a Marcha do Cabelo Crespo, que teve sua primeira edição em agosto de 2015. ATH esteve presente nas duas últimas edições da marcha, em 2016 e 2017. Nós pudemos ver de perto a celebração do cabelo crespo natural e da cultura negra.

Marcha do Orgulho Crespo

2ª Marcha do Orgulho Crespo em 2016

A Marcha do Orgulho Crespo é encontro que acontece anualmente na Avenida Paulista, em São Paulo. Esse evento reúne mulheres, homens e crianças de cabelos crespos para protestar contra o preconceito com o cabelo crespo e celebrar a cultura negra.

A 2ª Marcha do Orgulho Crespo em 2016 reuniu cerca de 300 pessoas e a 3ª Marcha do Orgulho Crespo reuniu cerca de 1.500 pessoas em circulação. A cada ano esse encontro aumenta cada vez mais e nós sempre estaremos lá para exaltar o cabelo crespo
3ª Marcha do Orgulho Crespo em 2017

Repercussão da data

Conversamos com a Jaciana Melquiades, gestora de atividades educativas no Coletivo Meninas Black Power, para falar o que achou da aprovação do projeto de lei do Dia do orgulho Crespo em São Paulo. A educadora relacionou esse momento importante com o poder transformador daEducação. “Quando a gente fala em cabelo crespo, fala também em centenas de anos de exclusão da população negra, a gente fala da violência naturalizada sobre os nossos corpos (basta olhar o mais recente mapa da violência), fala de traços étnicos que vão sendo apagados com alisamentos químicos e no centro dessa discussão está o combate ao racismo“, explica.

Jaciana ainda destaca que os padrões estéticos exaltados pela sociedade brasileira estão muito longe de representarem de fato a população, majoritariamente negra. “Precisamos inserir nossos corpos em todos os lugares sociais, reorientar o olhar que é lançado para a pessoa negra e ampliar o diálogo o máximo possível. Acho que o Dia do Orgulho Crespopode ter esse caráter educativo, ampliando uma agenda de combate ao racismo”, finaliza.

Sugestões de produtos

Para quem tem cabelos crespos ou cacheados, é recomendado o uso deprodutos específicos para eles. Nossa dica é a dupla de Shampoo Dove Ultra Cachos e Condicionador Dove Ultra Cachos. Eles são compostos de nutrientes, proteína e o raro óleo de Buriti, naturalmente rico em Ômega 9, conhecido pelas suas propriedades nutritivas.

Para facilitar na hora de desembaraçar os fios, a dica é o Creme Para Pentear Seda Boom Transição, produto enriquecido com Queratina e Óleo de Argan que ajuda a manter a hidratação dos fios sem deixá-los oleosos.

Comentários