Galeria do Instituto de Artes da Unicamp recebe exposições sobre a África

O Museu de Artes Visuais da Unicamp (MAV) traz para a Galeria do Instituto de Artes (GAIA) as exposições ‘Metáforas do Vazio: O Paraíso Tropical de Rosana Paulino’ e ‘Passado e Presente, a África e o Ocidente na coleção de Rogério Cerqueira Leite’, que ocupam as salas 1 e 2 da Galeria, respectivamente. Ambas exposições estão sob a curadoria da Profa. Dra. Juliana Bevilacqua.


“As duas exposições exibem produções que ainda possuem pouco espaço em instituições culturais no Brasil. Sem dúvida a arte afro-brasileira está cada vez mais ocupando os lugares de prestígio e a discussão sobre ela vem sendo ampliada de forma considerável. Já a arte africana caminha a passos lentos no país, apesar de alguns avanços. Nesse sentido, se uma exposição não é o desdobramento da outra, a África ou a sua herança no Brasil parece ser um elemento comum para explicar essas ausências”.

As exposições participam do projeto de museu-laboratório do MAV em seu processo de consolidação institucional, e integram a Calourada 2018 da Universidade, buscando evidenciar aos calouros que a frequência ao museu é uma importante atividade de formação acadêmica. (Carta Campinas com informações de divulgação).


Exposições ‘Metáforas do Vazio: O Paraíso Tropical de Rosana Paulino’ e ‘Passado e Presente, a África e o Ocidente na colação de Rogério Cerqueira Leite’
Curadoria: Profa. Dra. Juliana Bevilacqua
Abertura: 22 de março de 2018 às 12h30
Local: Galeria do instituto de Artes da Unicamp – GAIA – Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, Térreo da Biblioteca Central da Unicamp
Fonte : Carta Campinas

Comentários