Motivos para incluir a chia em sua dieta, e emagrecer é um deles

É muito comum ver chia na lista de ingredientes para quem busca uma alimentação saudável ou na dieta de quem quer emagrecer . E essa sementinha faz jus à boa fama que leva. Ela ajuda na tarefa de eliminar aqueles indesejados quilos a mais e também traz uma série de benefícios para a saúde



Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, defende o consumo da chia e ainda monta uma lista com seis motivos para você também incluir essa semente de origem mexicana em seu cardápio e em sua dieta.
1. Amiga da dieta de emagrecimento
Essa semente ajuda quem quer perder peso com uma ação muito simples: preenchendo espaço no estômago e, com isso, promovendo uma sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa não exagere nas refeições.

Isso acontece porque a semente tem uma grande capacidade de absorção de água. Cyntia explica que, graças a essa absorção, a semente incha e cria uma espécie de gel no estômago.

Ela ainda ajuda no controle da glicose no sangue. Quando há um nível de açúcar elevado no sangue, as células "se abrem" para mais receber energia. E o excesso de energia acaba virando gordura acumulada nas células e, depois, quilos extras na balança. Por isso vale a pena controlar a glicose no sangue.

Segundo Cyntia a chia, além do gel que faz com a absorção de nutrientes seja mais lenta, é fonte de proteína e possui uma baixa quantidade de gordura e caboidrato. 


2. Ajuda na prevenção a diabetes
Ainda falando sobre e glicose no sangue, semente é bem-vinda na prevenção da diabetes e também no controle da glicemia, já que interfere na absorção desse açúcar pelo corpo. Ela evita que o organismo tenha picos glicêmicos, que justamente acontecem quando há um excesso de açúcar no sangue. "Dessa forma, o carboidrato consumido é digerido mais lentamente, o que resulta na liberação progressiva de glicose na corrente sanguínea", detalha Cyntia.
3. Arma contra envelhecimento precoce
A semente também conta com antioxidantes em sua composição, itens que fazem bem ao organismo e ainda ajudam no combate aos radicais livres, que provocam doenças e o envelhecimento precoce. Ela também contribui para uma desintoxicação do fígado.

4. Ajuda a reduzir riscos de doenças cardiovasculares

A semente também é rica em ômega 3 e, por isso, é capaz de ajudar a reduzir a gordura visceral e também a prevenir problemas e doenças como infarto, hipertensão e derrame. A nutricionista explica que o ômega 3 é uma gordura boa e auxilia na regulação dos vasos sanguíneos. Com isso, o sague flui melhor pelo corpo e há uma menor chance de aumento da pressão arterial.
5. Up no organismo


A nutricionista diz ainda que esse alimento é uma boa fonte de selênio e de zinco, substâncias que ajudam a ter um organismo mais fortalecido. O consumo da semente está associado a diminuição das chances de pegar um gripe, resfriado ou mesmo infecções, já que essas substâncias da chia dão um up no sistema imunológico.

6. Ossos mais fortes
A ajuda da semente também pode ser mais focada, como quando o assunto é fortalecimento dos ossos. Além do selênio e do zinco, esse item ainda contém cálcio, fósforo e magnésio, além de ser uma fonte de proteína, como citado no item 1. Esses componentes contribuem para que pessoa tenha ossos mais fortes.

Cyntia cita também que a semente é uma ótima opção para quem, por exemplo, não pode consumir leite e derivados por ser intolerante a lactose. Para completar, ainda previne a artrite reumatoide.

Como consumir a chia?





A nutricionista diz que, para aproveitar todos os benefícios desse alimento, a indicação é consumir uma média de 25 gramas da semente por dia, o que é o equivalente a duas colheres de sopa. Cyntia também fala que geralmente a semente não é consumida sozinha. "Não se recomenda consumi-la pura - seca, em colheradas - pois ao entrar em contato com grande quantidade de saliva ou água ingerida, o grão se expande, devido seu alto potencial de absorção de líquidos, podendo obstruir o esôfago. O ideal é hidratá-la em água ou qualquer outro alimento ou bebida e consumir", explica a especialista.

É possível também combinar a semente com uma fruta, ou mesmo iogurte. De acordo com Cyntia, ela é bastante neutra e versátil e combina em qualquer preparação e com qualquer fruta, não tendo uma específica para o seu consumo. Com isso, deixe a criatividade solta na cozinha na hora de preparar lanchinhos mais saudáveis e abuse das frutas de sua preferência. 
Fonte : IG

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