Vereador questiona atriz após uso de dreads: “Pra ela é só enfeite, pra gente não”

Edil questionou até que ponto Isabella Santoni está envolvida com a causa


O vereador Silvio Humberto (PSB) comentou a polêmica envolvendo a atriz Isabella Santoni, acusada de “apropriação cultural” por internautas após aparecer com os cabelos com dread. De acordo com o vereador, ela tem o “direito” de usar dread, mas precisa “arcar com as consequências”.



“Quando a pessoa faz isso só por deleite sem ver o sentido político do que significa assumir seus dreads, ela tem até o direito, mas tem que arcar com as críticas. A questão estética pra gente foi sempre utilizada como forma de enfrentar o racismo. Mas é por meio da estética que somos excluídos. Algumas pessoas fazem o uso pelo uso e não entendem que não é só uma questão estética, é política”, disse.

O edil questionou até que ponto Isabella Santoni está envolvida com a causa.

“Ela tem o direito de usar, agora o que precisamos ver é o depois. Como é que ela vai contribuir pra luta, pro enfrentamento contra o racismo? Como tem sido a postura dela? Porque o que observamos é que nesse período de festa, as pessoas usam, mas não incorporaram. Pra ela é só enfeite, pra gente não. Esse é um campo de enfrentamento do racismo. É nesse sentido que a gente precisa trazer esse debate”, falou.

Opinião da Preta : E vocês, o que acham ?

Comentários

  1. Vamos agora questionar até o tipo de cabelo de cada um? Há, faça me um favor, né! Se for assim, os negros não poderiam alisar o cabelo. Esse pessoal está exagerando. Somos livres

    ResponderExcluir
  2. Ridículo isso, as pessoas têm o direito de usar as roupas e cabelos do jeito que quiser independente da raça quanto ou credo. Quanto minimi. Só para constar eu sou negra. Senhor Vereador existem coisas realmente importante para ser fiscalizada.

    ResponderExcluir
  3. Mulheres negras podem alisar e pintar de louro,mais uma mulher branca não pode colocar dread? Acho que há estão exagerando, "apropriação cultural" só pq ela é branca, se fosse uma negra sendo criticada iriam dizer que é racismo. O problema é que tem muitos oportunistas tentando se promover as custas do racismo real do dia a dia.
    OBS: SOU NEGRA COM CABELO ALISADO E LOURO, MAIS COM MUITO ORGULHO DA MINHA COR

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com os comentários. Tb aliso meu cabelo e nem por isso deixo de saber que sou negra e do meu valor. Mulheres, pessoas negras ou brancas, ou outras etnias podem fazer o que quiserem em seus cabelos. Nós negros temos que ter estéticas de enfrentamento, no qual cada um se sinta bem consigo mesmo e isso faça sair em busca de seu crescimento e realização pessoal, profissional, etc. Ou seja, temos mais coisas, coisas mais profundas para discutir aqui.

    ResponderExcluir
  5. Respeito a história, porém desacordo dessas opiniões racistas, agora ele é preconceituoso por quê rotular ? Porquê ela tem que tomar causa ou partido, acho que a intenção dele é chamar atenção, chamou! Negativamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente , dê sua opinião!
Beijo das Pretas