Feminicídio precisamos falar sobre o assunto

Feminicídio é um crime caracterizado como homicídio praticado contra a mulher por razões relacionadas à sua condição de sexo feminino, decorrente de conflito de gênero


No Brasil, os números assustam. Levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgado em dezembro aponta que no total de 3.213 inquéritos que investigam o feminicídio, nos 27 Estados da Federação, 1.540 tiveram denúncia oferecida à Justiça, 192 foram arquivados, 86 foram desclassificados e 1.395 investigações estão em curso.

 Os objetivos do Grupo Especial de Combate a Homicídios de Mulheres (Gecohm) são que sejam oferecidas as denúncias de todos os inquéritos de feminicídio à Justiça para redução do crime, além de dar visibilidade ao problema do feminicídio no País e gerar dados estatísticos sobre a violência doméstica e as mortes de mulheres.




Os crimes geralmente são praticados por homens, principalmente parceiros ou ex-parceiros. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) traz o dado de que 40% de todos os homicídios de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo. Em contraste, essa proporção é próxima a 6% entre os homens assassinados. Ou seja, a proporção de mulheres assassinadas por parceiro é 6,6 vezes maior do que a de homens assassinados pelas parceiras.

Especialistas e integrantes de movimentos feministas afirmam que as mortes chamam a atenção para a necessidade urgente de aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.




 Estamos  travando uma batalha muito séria. Não podemos recuar, ficar caladas,  senão o  número  de feminicidios que já é grande vai aumentar ainda mais .
Opinião da  Preta : Nossa única arma, ainda é  a denuncia, denuncie sempre.

Comentários