Etiqueta Virtual

Etiqueta Virtual – conjunto de normas e condutas que devemos ter para usar a internet de forma responsável.

Ilustração Rafael Faustino

Geralmente a internet serve como escudo e muitos acham que, por isso, podem falar o que lhes vêm à cabeça, sem filtro algum. Nada disso! Primeiramente, é importante lembrar que existem pessoas reais do lado de lá e que todas elas merecem o seu respeito, portanto, muito cuidado com o que escreve porque isso irá certamente afetar alguém de alguma maneira. Uma boa dica é você escrever exatamente aquilo que diria para tal pessoa se tivesse cara a cara com ela. Tenho certeza que conseguirá, assim, ser mais educado e gentil com as pessoas que fazem parte do seu círculo virtual.



Dicas : para o uso adequado da internet:

1. Ao enviar mensagens, preste atenção na maneira como expõe suas idéias. O mundo virtual tem muitas armadilhas e elas podem causar um tremendo mal estar entre as partes que se comunicam por não saberem se expressar da maneira correta. Insira “emocions” e “smiles” em sua mensagem (se esta for informal) para que ela seja clara e transmita não apenas o conteúdo correto, mas a intenção que está por trás dela.


2. Cuidado com o uso exagerado de letras maiúsculas e palavras grifadas ou em negrito nos seus textos porque no mundo virtual elas significam “gritos”, irritação e raiva.


3. Não envie emails no calor da emoção porque isso poderá causar uma ressaca moral no dia seguinte. Se recebeu algo que não gostou e lhe tirou do sério, respire e só responda quando tiver mais calmo. A internet não é o local ideal para lavar roupa suja , muito menos, ficar chorando magoas , porque tudo que disser poderá dar margem a muitas interpretações.

4. Preencha sempre o assunto da sua conversa de forma clara e objetiva para que o receptor possa compreender exatamente o que você deseja falar com ele.


5. Caso queira que a sua mensagem seja enviada a um grupo de pessoas, não se esqueça de inserir seus endereços no espaço “C.c” que significa “Cópias ocultas”.
6. Esqueça as abreviações e o “internetês” em mensagens formais. Lembre-se que a forma como escreverá seus emails certamente refletirá na interpretação que as pessoas terão da sua imagem pessoal e profissional.

7. Atenção com tudo que escreve e posta nas redes sociais porque atualmente as empresas costumam monitorar as atividades virtuais dos seus funcionários e daqueles que desejam uma colocação dentro delas. Imagens que expõe a sua intimidade devem ser guardadas num pen drive a sete chaves e pronto!

Opinião da Preta: Etiqueta é sinônimo de bom senso,cabe em qualquer lugar, sempre. 

Comentários