Ativador de cachos x umidificador x creme de pentear: qual é a diferença?

Ativador de cachos, umidificador e creme de pentear são alguns dos produtos necessários na hora de deixar os cachos hidratados, macios, definidos e com brilho. Entenda a diferença entre eles.

Ativador de cachos, umidificador e creme de pentear são essenciais na rotina de beleza das mulheres com cabelos cacheados e crespos. Mas será que você sabe a função de cada um deles ou em que momento usá-los? Junto com outros produtos indispensáveis para esse tipo de fio (óleo de tratamento, difusor, pentes de dentes largos…) é normal se sentir um pouco confusa quanto à ordem ou até a real necessidade de tantos itens na prateleira do seu banheiro! Entenda a função de cada um desses produtos antes de começar a usá-los:


Finalizadores para cachos: amigos e não rivais
Tem gente que acha que basta aplicar o ativador de cachos e dispensar o umidificador para ficar com cachos mais definidos. Ou usar o ativador no lugar do creme de pentear para não deixar os fios tão pesados pelo excesso de produto. Isso não passa de um grande mito!


Na verdade, os três produtos são complementares: cada um tem um papel importante e específico na hora de cuidar fios cacheados. E, quando utilizados na quantidade e ordem corretas, não pesam no cabelo. Pelo contrário, ele fica ainda mais leve!


Creme de pentear
O creme de pentear é o primeiro produto a ser utilizado após a lavagem. Como seu nome já indica, ele é o item que vai ajudá-la na tarefa de desembaraçar bem os fios. Possuem em sua fórmula ativos nutritivos, que selam as cutículas capilares (parte externa do fio).


Dessa maneira, o cabelo fica comportado, o que já contribui para futuros cachos modelados. Além disso, faz com que o pente de dentes largos – o mais recomendado para pentear esse tipo de cabelo sem quebrá-lo – consiga deslizar com bem mais facilidade por entre os fios.


Indicamos o Creme Para Pentear Seda Hidratação Antinós e o Creme Para Pentear TRESemmé Reconstrução e Força. Você também pode experimentar o Creme Para Pentear Dove Óleo Nutrição.


Ativador de cachos
Em seguida, é hora do ativador de cachos! “Ele atua na definição dos cachos e na proteção dos fios contra os agentes externos”, explica o cabeleireiro especializado em cachos Willie Mitchel, do salão Studio W. Mitchel, em São Paulo. Se o creme para pentear tem textura (logicamente) de creme, o ativador de cachos é líquido e geralmente comercializado em forma de spray.


Ou seja, seu efeito é bem mais levinho nos fios! Mas não menos poderoso, já que contém em sua fórmula um combinado de filtro UV e ativos hidratantes. Juntos, eles têm o poder de atuar no combate ao frizz, na definição dos cachos e proteção contra o sol, vento e umidade.


Engana-se quem pensa que o ativador de cachos pode substituir o creme de pentear. Lembre-se, eles são aliados. O ativador é considerado um produto finalizador. Ou seja, ele deve ser apenas o último produto e não o primeiro! Além disso, consegue ter seu efeito prolongado se por baixo dele já existir um cabelo desembaraçado e hidratado.


Essa hidratação, aliás, é mais do que necessária para essa textura de cabelo: por conta do formato anelar dos fios, o óleo natural do couro cabeludo não chega com tanta rapidez até as pontas. O resultado é um cabelo ressecado, sem brilho e cheio de pontas duplas.


Umidificador de cachos
“Ele umedece o cabelo depositando agentes de tratamentos para o fio”, afirma Willie Mitchel. Também finalizador, o produto deixa os fios úmidos sem a necessidade de água. Por que isso? Porque o excesso de lavagens é bastante prejudicial para qualquer tipo de cabelo, especialmente para os cacheados que já são mais ressecados naturalmente.


O umidificador deve ser sempre aplicado no cabelo seco. Ele é aquele produto chave para devolver a forma cacheada aos fios com vida própria, que decidiram acordar meio rebeldes e com um volume indefinido. Também perfeito para o day after (dia que você fica sem lavar os fios). Pode ser encontrado em diferentes texturas, de spray à creme. As fórmulas mais modernas contêm ingredientes que resgatam a memória dos cachos. Não é magia, é tecnologia!


Fonte :Especialistas em cabelos  da Unilever

Comentários